4/01/2008

Teoria e prática

Quero refletir com outros colegas sobre as competências profissionais necessárias ao professor.
Abordarei conteúdos fundamentados ao processo de apredizagem, destacando, a leitura e a didática da alfabetização.
È importante que educador domine e conheça a construção do conhecimento e o processo da apredizagem, para que possam ser realizadas mudanças significativa e eficientes na prática pedagógica.
Não podemos tornar o exercício do magistério simplesmente como aplicação e manejo de um conjunto de técnicas, nossa atuação é complexa e singular. Precisamos recriar formas convencionais de ensino e aprendizagem para torná-las adequadas às características próprias da nossa formação.
Também não basta organizarmos nossas acões tendo como apoio somente a informação teórica a respeito da prática pedagógica. É preciso contextualizar essas informações, transfornando-as em objeto de reflexão, para que a ação pedagógica assegure a qualidade na educação.
Apesar das muitas publicações disponiveis e as capacitações oferecidas aos professores sobre a mudança de paradigma na alfabetização, não acontece uma transformação didática. Por quê?
Precisamos entender que a sala de aula é um espaço dinâmico, necessitamos ampliarmos mais o nosso universo de conhecimento e os momentos de reflexão sobre a ação pedagógica.
Nossa prática profissional oferece possibilidades e dificuldades que lhe são próprias. Não podemos esquecer que o mundo está em continua transformação e que alguns paradigmas devem ser mudados, pois não somos e nem podemos ser como nossos professores. Precisamos reconstruir toda a nossa prática, partindo de um novo paradigma teórico.