7/18/2009
Relato de Experiência
No Final do Mês de Abril, propus aos meus alunos da 4ª série - os alunos moram na Norte de São Paulo, uma zona periférica. Eles deveriam contar sua história de vida, com ajuda dos pais e responsáveis, com a ilustração de fotos importantes.
O prazo de entrega ficou combinado para dia 29/06/2009. O resultado foi supreendente, primeiro, percebi que houve a participação da maioria dos pais e responsáveis, na escolha das fotos, mas eles é que criaram seus textos. Os relatos variaram muito, mas quase a maior parte dos alunos, relatou fatos marcantes emocionalmente, principalmente momentos que eles viveram, os "fatos tristes".
Aos meus queridos alunos, deixei uma mensagem a eles, esta segue abaixo:
Minha 4ªsérie D:
Nós construímos a nossa história de vida?
Algumas vezes podemos criar nosso próprio roteiro de história, traçando objetivos e correndo atrás com a cara e a coragem para concretizá-los. Outras vezes, alguém em algum lugar escreve um roteiro pra gente. Esse não dá pra mudar. O jeito é encarar o ato e se preparar a cada cena.
É curioso como certos acontecimentos ou certas pessoas na vida da gente podem ser responsáveis por transformar a trajetória de todo o resto de nossa história.
Porém, os momentos, sejam bons ou ruins, fazem parte da sua história e podem, de alguma forma, fazer voce sentir que não está só e que tem muitas e muitas pessoas do seu lado.
Você contou a sua história. E ela não vai parar aqui, ela vai continuar...
Em alguns momentos voce pode seguir, e não é necessária uma imensa força de vontade, empenho, e sim, desconhecer os seus limites. Saiba, não há dificuldades se não as enxergarmos.
Um vencedor é aquele que desde o início acredita que pode sonhar e, então, vai além. Os sonhos se tornam realidade e a conquista é alcançada. Isto acontece quando o “impossível” se faz natural e o inviável é praticado.
E, assim, voce saberá que sua história não será simplesmente como terminam os contos de fadas “... e foram felizes para sempre”, mas também terá a certeza de que muitas pessoas que te amam estarão felizes e orgulhosos de voce.
Nunca se esqueça que neste pouco tempo que fiz parte de sua história voce também fez parte da minha, e também não irei te esquecer. Lembrarei de cada olhar, sorriso, lágrima, abraço e beijo. Voce marcou minha vida.
Meu desejo é que supere todos os obstáculos da vida e tenha muitos momentos felizes.
Com amor e carinho de alguém que sempre vai se orgulhar de voce.
E.M.E.F. “Noé Azevedo-Profº”
Profª Angélica
Julho/2009 Julho/2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Parabéns pelo blog. A comunicação de idéias é fundamental, principalmente quando o objetivo é a educação.
Postar um comentário