6/04/2009

A atenção dos pais faz a diferença



A educação escolar nunca poderá substituir a família. Pois, é na família que se inicia a construção dos reais valores de um ser, tais como: moral, étnico, religioso, cívico etc.
A escola não dispõe dos meios que a família possui para agir sobre a criança e o jovem. Por isso, não podemos negar a necessidade de melhorar as relações no convívio familiar, obtendo com isso, melhores resultados no aprendizado de valores.
A primeira idéia que a criança faz de Deus, as primeiras noções que recebem sobre o domínio de si mesma, de obediência, de generosidade, de verdade, são determinadas pelas relações com os pais. É em casa que se aprende a respeitar, ter disciplina e ser responsável.
“Guardem sempre no coração as leis que lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem” .(Dt 06:06 e 07 – Bíblia na Linguagem de hoje).
Mais do que outra coisa, nossos filhos devem aprender quatro fundamentos essências que são: amor, respeito, obediência, e sinceridade, e nós como pais devemos tê-los incorporado em tudo que fizermos.
Educar um filho não consiste unicamente em enviá-lo, regularmente, à escola e querer que passe de ano. É preciso que juntamente com os conhecimentos teóricos, desenvolva hábitos que a família já se encarregou de iniciar, ou seja: responsabilidade, disciplina e senso prático.
Educar é uma tarefa conjunta de pais e escola.
O incentivo e a ajuda na hora de executar os deveres de casa e realizar trabalhos ou pesquisas escolares também tornaram o aprendizado mais produtivo e acabam por unir ainda mais filhos e pais.
Quando os pais acompanham sistematicamente os deveres de casa e acompanham mais de perto o desempenho escolar de seus filhos, o rendimento escolar é muito maior, certamente.
Apesar das pesadas responsabilidades impostas aos pais em relação a educação, eles não devem desistir de ministrarem aos filhos princípios morais e intelectuais na reconquista de valores permanentes.
A felicidade da criança não depende de um simples conforto material, depende muito mais de uma atmosfera afetiva do lar. O caráter dos filhos não forma com que vêem ou ouvem. A força do exemplo é muito maior do que o ensinamento,pois eles ficarão marcados pela maneira que foram vivenciadas.
Assim, ele poderá tornar-se um adulto responsável, seguro e garantir seu sucesso profissional e pessoal.
Com isso, concluímos que, mesmo uma educação feita em lares sólidos, não se pode dispensar a vigilância permanente da família.

3 comentários:

Suzette's Biscuit disse...

Oi Angélica!
Estou aqui fazendo uma visitinha no seu blog.
Parabéns pela dedicação!
Esta foto no banner tem tudo haver. De fato, de pouquinho em pouquinho nós conseguimos construir a educação e um mundo melhor. Beijos querida!

Angelica Silmara Lozano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Darcléa Cardoso disse...

Olá Angélica visitei seu blog e adorei, faz uma visitinha ao meu.
http://darcleacardoso.blogspot.com
E deixa um recadinho. Xero.